Tuesday, April 29, 2014

Ciumento de Carteirinha

Olá, meus queridinhos!
Poxa vida! Quanta saudade eu venho sentido de vocês, desse blog, de postar sobre obras aqui. Jesus! Como a faculdade tem tomado o meu tempo. Mil perdões, leitores lindos, mas prometo não abandoná-los assim. Não mais!
O post de hoje será leve, gostoso e interessante. Quero muito compartilhar com vocês um livro, que, apesar de ser Paradidático, eu amei ler. Tem fundamento, tem enredo e tem história! Estou falando de “Ciumento de Carteirinha”, escrito por Moacyr Scliar. Conhecido por lançar livros de contos e história juvenis. Pra quem gosta de aventuras da vida de um adolescente, vale a pena ler. Moacyr já fez parte da Academia Brasileira de Letras e foi um dos mais importantes escritores contemporâneos! Já da pra sentir que a história de hoje será maneira, não é?! AHÁ!


Vocês devem estar se perguntando o porquê eu escolhi uma obra de um autor brasileiro para compartilhar com vocês, sendo que meu blog tem o fim de falar sobre obras clássicas inglesas. Se acalmem! Se eu resolvi mudar o tema de hoje, é porque a história é boa, e me marcou. E ah! Pode marcar vocês também.

Confiram: 


Moacyr Scliar conta a história de Francesco, mais conhecido na obra, como Queco. Um garoto ciumento que entra em uma competição para arrecadar fundos para sua escola, que fora destruída por um dilúvio que acabou com as estruturas da adorada Zé Fernandes. Aonde entra o ciúme de Francesco? Ou melhor, de Queco? Vamos lá! A competição envolve a obra de Machado de Assis: “Dom Casmurro”. E se trata de um julgamento para determinar se Capitu, personagem da obra de Machado, traiu ou não Bentinho o personagem ultra ciumento que seu autor criara para vivenciar na história, o quão prejudicial pode ser aquele sentimento possessivo. Queco acaba se identificando com a obra de Machado até demais, e faz uma das maiores loucuras de sua vida dentro da tal competição. Seus ciúmes o levam no limite, e ele se mete em confusões inusitadas, inesperadas e surpreendentes. Tudo por causa da obsessão por Júlia, sua namorada.


Essa história é especial porque, não só enfatiza situações hilariantes, mas tem como objetivo explorar a obra de um dos autores mais respeitados do Brasil: Machado de Assis. Moacyr mistura a história de Queco com a de Bentinho, e faz um casamento bem legal entre as duas! Vale realmente a pena ler e dar boas risadas com os personagens da aventura.
Eu adorei! Me empolguei, não consegui esperar mais um pouco para terminar de ler, pois assim que batia os olhos em mais um capítulo, ainda com tantas responsabilidades do dia a dia, eu não queria parar de ler!
Espero que tenham gostado do post. E ah! Espero que vocês estejam curiosos para descobrir o que o ciúme excessivo – mesmo parecendo não tão prejudicial – pode vir a vacilar na vida de qualquer ser humano! Até mesmo na vida de jovenzinhos adolescentes, como acontecera com Queco e Bentinho. Ambos criados por autores maravilhosos.
Até breve.
Beijinhos da Jessy.

No comments:

Post a Comment